🔥 Cupom de R$200 Desconto: gameraoferta
💻 Curso EBAC: https://ebac.me/c8170e

Os jogos exclusivos vão ser extintos. Será que a Sony, Microsoft e Nintendo vão se rebaixar ao nível da Activision, Ubisoft e EA?

APOIE O CANAL – https://apoia.se/pompano
TWITTER – https://twitter.com/GameraFuji

33 Comments

  1. Mas falando sério, eu acho um pouco equivocado falar que os exclusivos vão ser bons e a qualidade deles vai depender da exclusividade deles, e enquanto é verdade que os first partys querem fazer um jogo de boa qualidade pra garantir as vendas do console deles, na prática, a gente ta vendo um efeito diferente acontecendo nessa geração.

    Acho que https://www.youtube.com/watch?v=U6B4thKcFmQ esse vídeo do Leon e da Nilce fala basicamente oq eu quero dizer, mas o que ta acontecendo é que, devido aos custos absurdos e o tempo de desenvolvimento gigantesco pra fazer um jogo AAA hoje em dia, as desenvolvedoras querem apostar menos, arriscar menos pra mitigar qualquer risco de o produto que eles investiram milhões e anos de desenvolvimento não seja um fracasso.
    Parte dessa estratégia é parar com a exclusividade e lançar os jogos em mais plataformas, porque jogo em mais plataformas significa mais pessoas que podem comprar o jogo e mais retorno financeiro.
    Mas se a gente olhar SÓ pros exclusivos dessa geração, especificamente do PlayStation 5, além de existirem POUQUÍSSIMOS, sendo que já estamos 4 anos na geração que costuma durar 7 anos, a gente vê que eles são… bem… qualquer coisa.

    Não que sejam jogos ruins, mas o argumento que costuma ser feito é que "a exclusividade faz com que as empresas trabalhem mais para lançar produtos melhores pra superar a concorrente e fazer com que os consumidores recebam produtos de maior qualidade", e olhando pra essa geração, o que que tem de tão especial assim (nos jogos exclusivos, porque de jogos especiais saíram vários nos últimos anos)?
    Tem Demon's Souls, um remake de um jogo de 2009, Horizon Call of the Mountain, jogo VR, Spider-Man 2, que é inferior ao primeiro, Ratchet and Clank, que é um dos únicos jogos que tá usando o "Big Deal" do PS5 que é o SSD super poderoso.
    E enquanto isso, a Microsoft tá lançando coisas tipo Redfall e Starfield…
    A única que tá conseguindo manter um nível de evolução e qualidade ascendente nos seus exclusivos é a Nintendo.

    Nessa geração, não são as grandes empresas com jogos exclusivos first-party que tão lutando umas contra as outras pra melhorar a qualidade dos seus jogos e se tornarem mais atraentes pros consumidores, são as grandes empresas first-party que tão tendo que correr atrás das empresas third-party pra lançar algo com o mesmo nível de qualidade deles. Empresas que não tem uma obrigação tão grande quanto as first-party de lançar jogos de extrema qualidade, porque eles não tão tentando vender consoles.

    Claramente a estratégia de lançar jogos exclusivos pra vender console não ta funcionando, porque vários relatórios da Sony e da Microsoft mostram que os consoles da nova geração não venderam tanto quanto o esperado.

  2. Mano me dá uma ajuda em relação a seu audio, qual tipo de programa vc usa pra fazer tratamento de áudio? e qual microfone e tals?, eu tenho um Mic dahora mas n sinto que tá lgl o áudio e tals sla tô meio insatisfeito comigo msm sla

  3. Exclusivo "temporário" talvez seja o melhor dos dois mundos.

    Impulsionam as vendas do console, são otimizados apenas para a plataforma em questão e ainda possuem traços daquilo que define o console. No caso da Sony, jogos singleplayer focados na história, por exemplo.

    E depois de 1 ano, ou algo em torno disso, esse mesmo jogo é lançado para outras plataformas, ganha sobrevida e gera mais um motivo para que os usuários, por exemplo, da Nintendo sintam vontade de comprar o playstation e joguem a sequência desse mesmo exclusivo no day1.

  4. E tem gente que fala que exclusivo tem que acabar
    Tem que ter é mais exclusivos
    Bom era a época do PS3/X360, ambos recheados de exclusivos
    Competindo pra quem seria o melhor
    PC não recebei nem Gears of War e nem God of War
    Jogos de luta e JRPG ficavam de fora do PC tambem
    Mas em compensação o PC era recheado de jogos de estratégia
    Valia a pena ter tudo que é plataforma

  5. se todos os canais fossem que nem o gamera o mundo seria um lugar melhor

  6. Por essa e outras eu sinto um nojo da fala "A indústria dos games lucra mais que o cinema e música juntos." Não é mérito, é só predatório

  7. Deve doer ver seu joguinho amado da sua empresa amada rodando em outras plataformas. Dito isso ficarei feliz em continuar jogando os jogos de PlayStation, X box e Nintendo no meu Pc.

  8. O vídeo também será vendido em parcelas? Acabou do nada, achei até que o player tinha travado…

  9. O mercado triplo A de exclusivos, atualmente é insustentável. Curioso que nao foi citado o fato desses mesmos exclusivos estarem poucos meses depois no PC, onde essas empresas estao quebrando recordes de vendas, ate mais do que no console.

  10. No fim das contas oque impede os jogadores de terem um ótimo jogo quase sempre vai ser o mercado predatório que virou o mercado de video games. Praticas como lootboxes nada mais são do que exploração de uma fraqueza humana (apostas/gambling) para gerar o maior lucro possível e games como live service são, sem sombra de dúvidas, o que nos impede de ter mais jogos completos por sí só. Hoje em dia é normal empresas fazerem jogos com o objetivo de manter o jogador infinitamente gastando dinheiro nesse produto ate elas lançarem o próximo.

    Por isso acho importante quando jogos que voltam a essa origem de serem bons produtos por sí só ganham uma boa visibilidade… muitas vezes são jogos de empresas menores ou Indies.
    No fim, quem decide o que um novo jogo como um AC da vida vai ser não é quem gosta da franquia ou quem desenvolve ela, são os acionistas e pessoas no topo das empresas que nem ligam ou jogam video games, estão sempre em busca só de extrair mais dinheiro de um mercado em alta.

  11. Resumindo, jogos bons tao cada vez mais raros, e a indústria de games cada vez pior, porém mais rica.

    Os indies são nossos salvadores. Vida longa aos indies.

  12. Ainda não assisti o vídeo… Peço licença para deixar meu sentimento sobre o tema:
    – Oferecer o melhor, sempre será o melhor¹ para o mercado².
    1. Bem feito, caprichado… Enaltecedor da plataforma.
    2. Competição sadia entre ADVERSÁRIOS… Subir um degrau, forçando que o outro também suba ou ultrapasse.
    💜

  13. Tem um vídeo seu antigo sobre jogos de terror eu procurei ele e não está mais no canal oq aconteceu. Tmj fuji

  14. A galera ainda gasta internet pra ficar defendendo empresa multibilionaria nos comentários. Loicura total

Write A Comment

Exit mobile version